A Opa Bier foi fundada em fevereiro de 2006 para resgatar a tradição joinvilense de produzir o melhor chopp. É uma homenagem aos primeiros colonizadores de Joinville, que encontraram água pura para a produção de cerveja e aos cervejeiros que por muito tempo, deram fama à Joinville fabricando a melhor cerveja do Brasil.
Elaborando um chopp de alta qualidade que segue a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot), preservando o verdadeiro sabor e satisfazendo os mais exigentes paladares, a Opa Bier se dedica à produção de chopp artesanal elaborado com maltes e lúpulos selecionados.
Joinville e a tradição das cervejarias
Joinville sempre teve fama por conta de suas diversas cervejarias. De acordo com a história da cidade, cada clube de caça e tiro costumava manter sua própria fábrica de cervejas. Durante o início do século XX, três cervejarias se destacaram na cidade: Perner (localizada na atual Rua 9 de Março), Reinold (localizada na atual Rua Jaguaruna) e Czernay (localizada nos fundos da Sociedade Ginástica de Joinville).
Pale Ale
De alta fermentação e cor acobreada, possui paladar seco e levemente frutado com destaque para seu aroma característicos do lúpulo Hallertau.
É ideal para acompanhar pratos com forte presença de paladar, todos os tipos de carne e massas com molhos condimentados. Refeições rápidas, como pizza, sushi, hambúrguer e saladas. Queijos: Parmesão, Gouda e Emmental.
Porter
É escura e de alta fermentação. Encorpada, possui aroma intenso e paladar marcante com notas de café torrado. Ideal para acompanhar carnes vermelhas leves, peixes de águas profundas e molhos picantes.
Pratos orientais com molho agridoce, funghi e sobremesas de suave amargor. Queijos: Roquefort, Stilton e Gorgonzola.
Weizen
É encorpada com maltes de trigo e cevada. Possui sabor e aroma frutados e preserva suas propriedades naturais por não passar pelo processo de filtração.
Ideal para acompanhar pratos apimentados como os da culinária mexicana e indiana.
Frutos do mar, saladas e salsicha branca. Queijos: Suíço, Edam, Gruyere, Emmental, e Provolone.
Pilsen
É leve, pura, possui aroma fresco e todo o sabor e o equilíbrio de uma Puro Malte.
Com uma combinação de lúpulos selecionados que realçam um suave amargor, é ideal para acompanhar carnes brancas, massas leves, peixes e saladas. Queijos: Requeijão, Catupiry, Camembert e Brie.
Sem álcool
É leve e refrescante, resulta de um processo de fabricação em que a fermentação é interrompida, evitando assim, a produção do álcool.
Possui sabor próprio, tendo as propriedades de uma Pilsen. Ideal para acompanhar comida japonesa, frutos do mar, massas e petiscos. Queijos: Frescos e muito suaves como Ricota, Cottage, Minas.